Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site







Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Municipio de Porteiras é nota 10 na Spaece-Alfa



Fonte:  http://www.porteiras.ce.gov.br

Mais uma vez Porteiras foi destaque em suas políticas educacionais. Justamente como vem ocorrendo nos últimos três anos, o município foi agraciado com o o prêmio estadual Escola Nota 10. Para a felicidade da educação municipal ganhamos o tri-campeonato na categoria, Alfabetização na Idade Certa, através da Escola Municipal Miguel Laurentino, do sitio Abreus, que chegou à sua terceira vitória consecutiva. Outra grande noticia para Porteiras é que, além da escola do Abreus, o municipio tem mais uma vitoriosa este ano, a 15ª colocada em todo o Estado do Ceará, de um total de 150 concorrentes. A  escola Beatriz Pinheiro da Costa do Sitio Muquem. Na capital do estado a comitiva municipal teve à frente o prefeito Manoel Novais, a primeira-dama Maria do Socorro Martins Cardoso Novais e a secretária de Educação Ledian Miranda Petrônio,  ainda contou com a participação das diretoras das escolas e outros representantes dessas instituições na festa. O governador Cid Ferreira Gomes e a secretária estadual de Educação, Professora Izolda Cela receberam os representantes de todos os muncipios para o evento.

O governador Cid Gomes e a secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, apresentaram nesta quarta-feira, dia 25, às 14 horas, no Centro Administrativo – Cambeba (espaço próximo à Capela), os resultados do quarto ciclo de avaliação da alfabetização, obtidos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa. Um total de 124.902 crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental de 4.881 escolas públicas foram avaliadas em 2010. Durante a solenidade, houve a entrega do Prêmio Escola Nota Dez e o lançamento do PAIC MAIS, a ampliação de atendimento do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), desenvolvido pelo Governo do Estado.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Retrato da memória de Porteiras - Ce

REMOP - RETRATORES DA MEMÓRIA DE PORTEIRAS-CE

 

Escrito por: JESSÉ ALVES
 

Desde 2004, o grupo Retratores da Memoria de Porteiras-REMOP, vem desenvolvendo iniciativas e projetos sociais que têm por finalidade sensibilizar os porteirenses da necessidade de valorização, registro e preservação do seu patrimonio cultural. Um exemplo dessas iniciativas é a realização do ESPACULT (Espaço Aberto á Cultura) que em 2011 está na setima edição. Durante esse período, o grupo acumulou experiências e um rico acervo, fruto de pesquisas historicas, mapeamento e registros fotograficos dos lugares da memoria e dos eventos ocorridos na localidade, coleta de objetos, etc. O acervo conta, ainda, com entrevistas, realizadas com a população idosa e documentos escritos sobre o passado local, como atas, livros e cordeis. Todo este material ficara disponivel para a consulta da comunidades e das cidades vizinhas na Casa da Memoria de Porteiras-CE.

Pedra Branca Porteiras - Ceará

Transcrito por: NATÁLIA DO NASCIMENTO LIMA
Data: 03/09/2009

Fonte: www.jovemcientista.com
Lendas da Pedra Branca de Porteiras

Muitas lendas cercam a história da pedra branca, de porteiras, povoando de fantasmas e rico folclore as noites daqueles paradisíacos pé–de-serra. Nas noites enluaradas, nas conversas da bagaceira dos engenhos, de papo para o ar, ouviam muitas destas fantásticas lendas contadas pelos “mais velhos”, sobretudo o velho Antônio Favoza, que caprichava nos detalhes. Lembrou bem de algumas destas lendas quefaziam parte do dia a dia do sitio saco, sobretudo nas rodas das farinhadas e viração de palha das casas dos moradores.

1 - Lenda do carneiro encantado:

Nas noites escuras, muita gente chegou a ver um carneiro de ouro encantado indo de um pontal do sítio santo Antônio, extremos da ferradura formada pela chapada do Araripe, englobando o sítio saco e adjacência. O carneiro desfilava suavemente sobre uma corrente de ouro suspensa de u pontal ao outro da serra.

2 - Lenda da moça que sumiu:

Outra historia fantástica é a da moça que, aproximando se da pedra branca, encantou-se e sumiu para sempre, dela nunca mais se sabendo notícias. Foi tragada pelos mistérios do grande penhasco que dizem “ser oca por dentro”.

3 - Lenda das refeições no interior da pedra branca:

Outra lenda do particular interesse do velho Antônio Faroza,era a de que, quem se aproximasse da pedra branca e colocasse o ouvido nas suas rachaduras, ouviria, com certeza, zoada de pratos e talheres sendo postos na mesa para refeições dos misteriosos habitantes daquela pedra.
A pedra branca domina aquelas paragens, sendo vista de todas as partes, desde muito abaixo da cidade de Porteiras. É um grande e belo rochedo em forma de torre, com aproximadamente trinta metros, só de rochedo, sem falar no elevado monte que o sustenta. Certa vez, o padre Agostinho Mascarenhas, pároco interino de Porteiras, celebrou a santa missa em ima do rochedo, frente a um tosco cruzeiro que lá havia. Ultimamente, devotos do Padre Cícero colocara, em cima do rochedo, uma estatua daquele carismático sacerdote e o diário do nordeste, através do repórter Antônio Vicelmo, documentou e fotografou a ousada odisséia que foi glosada em cordel pelo cordelista Jose Peixoto Júnior, em Brasília.

Porteiras e os fósseis

O município de Porteiras esta assentado sobre a bacia sedimentar do Araripe, um dos mais expressivos depósitos fossilíferos do planeta. Os fósseis são vestígios da vida, animal ou vegetal, que ficaram para sempre impressos nas rochas sedimentares. De fato, os fósseis da bacia sedimentar do Araripe onde esta situada o município de Porteiras, são muito conhecidos em todo o mundo em razão não somente da sua grande quantidade, da sua qualidade. Os fósseis da bacia do Araripe distinguem-se no cenário internacional pelo excepcional estado de conservação em que se encontram, contribuindo, desta forma, para que os cientistas de hoje disponham de preciosas informações sobre a origem, formação e desenvolvimento da vida em nossa região no passado bem distante, nos tempos cretáceos, o que significa dizer, há cerca de cem milhões de anos atrás.
      É do conhecido de toda a existência destas grandes jazidas de fósseis em Porteiras. É necessário, porém, que nossos cidadãos descubram o valor deste tesouro que a natureza legou a nossa terra para que haja uma consciência de preservação, de respeito e de correta utilização. Merece destaques entre tantos fósseis já encontrados em Porteiras, as vértebras cervicais de um dinossauro, isto quer dizer que Porteiras de hoje figurou num passado remoto na rota dos dinossauros. Esta descoberta consta de importantes livros de paleontologia publicados no Brasil e nos Estados Unidos.
    Porteiras devem orgulhar-se desta preciosa herança que recebeu da natureza.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Helicóptero da policia militar do Ceará fez pouso em Porteiras

                                     Imagem: Miltinho Veloz


Helicóptero do Honda da policia militar do Ceará sobre voou a cidade de porteiras e féis poso ao lado do fórum municipal da cidade, nesta quinta feira 19/05/2011 ás 10h55min da manhã.  Segundo Miltinho Veloz comentarista do nosso blog eles já viam do município de Jardim, estavam verificando a estatística de violência e a segurança das cidades do cariri . Na aeronave estava a bordo o capitão do corpo de bombeiro, piloto e o capitão da policia militar mas três policias militares.

Veja mas fotos: http://isaiaslg.blogspot.com/p/fotos.html

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Um carro, caminhão e uma moto caio em bueiro em Porteiras.

                                          Imagem: Miltinho Veloz


A chuva que ocorreu no dia 04 de Maio em porteiras até hoje vai deixando sua conseqüência. Nesta noite de terça feira 17/05/2011 caio sobre o município de Porteiras uma chuva que féis com quer descesse água no riacho do oiti durante todo o dia desta quarta feira (18 de maio ), não com muita intensidade, mas foi o suficiente  para esconder os bueiros que água deixou, caindo assim um caminhão, moto e uma S10 da cor cinzar na passagem molhada da ponte principal, na saída do lado direito a baixo da ponte e a esquerda da chegada de Porteiras. 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Porteiras mantendo sua tradição

                                                          Celina Borges

Vem festa por ai, em Porteiras.
Devido à grande chuva que ocorreu em nossa cidade no dia 04 de Maio foram cancelada ás festa que se realizaria no dia 30 e 31 deste mês, mas para não deixar a tradição de lado será mantida as festa, mas com uma nova programação em um único dia 31. Havendo também uma mudança com a banda principal que era Forro dos Plays, passando a ser agora Forro da Curtição uma das grandes banda de forro da atualidade tendo como a frente Fabinho e Gil Mendes, mas uma da WS Produções e Edições Musicais do grupo Garota Safada. Tendo também a nossa banda da terra Forro de Nóis e uma das grande vozes da musica Católica Celina Borges.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Histórica Comunidade Quilombola dos Souza

Comunidade Quilombolas dos Souza


                                                            Foto André Cypriano 

Origem
Cidade: Porteiras Estado: Ceará

Entre 1695 e 1696 chegou em Porteiras grande quantidade de negros vindos das cidades de Florestas e Belo jardim do Estado de Pernambuco, para exercer sua força de Trabalho nos engenhos, colheita do cafezal e na criação bovina. Instalaram-s na Chapada do Araripe, e ali foram plantados seus valores culturais e perpetuando sua história de geração em geração. Atualmente existe uma comunidade em cima da serra do Araripe, conhecida como “Os Souza”, que ainda, de forma fragmentada, mantém os mesmos hábitos,
costumes e tradições. Hoje a comunidade Quilombola dos Souza é reconhecida pela Fundação Cultural Palmares como remanescente das comunidades dos quilombolas. Dados Publicados no Diário Oficial da União no dia 19 de abril de 2005.

 Costumes e Tradições

Festas de santo Antônio na cidade de Barbalha são convidados a apresentar durante 10 (dez) dias do festival de música com sua banda cabaçal. Mantém em seus terreiros o pilão e o trabalho da casa de farinha, bem como a presença na colheita do pequi. No processo da farinhada cantam cantigas típicas da sua raça, entoadas sofríveis da sua história. Existe grupo de penitentes e que prevalece a sábia classificação, é Curião aquele que não dá passo errado, isto é não faz uso do álcool e de mulher particular, na casa do Curião é mantido um Cruzeiro que existe a mais de um século e meio. A dança de São Gonçalo esteve até alguns anos atrás, pois a mulher solteira (de saudosa memória) que chefiava a dança cegou em decorrência do trabalho cansativo na casa de farinha. Ainda existem tambores e alguns enfeites usados neste ritual. Existiram também terreiros de Umbanda, manifestação da religião afro. A prática da devida manifestação religiosa ainda existente não na comunidade, mas aqui na sede praticada por remanescentes que não vivem mais na comunidade, só que, nas festividades de março (Festa de Zé Pelintra), junho (Festa de São João no
sincretismo Xangô) e em Setembro (Festa de São Cosmo e São Damião no sincretismo Erês), alguns membros vem ativamente participar das referidas festividades, lembrando dos que já se fora e fazendo a prática dos rituais da Umbanda.

Mobilizador Cultural: Ticiano Linard da Silva/ Teresinha Arlindo de Souza

Fonte: http://www.ifce.edu.br/miraira

Pe. Cícero e Lampião, "rei do Cangaço"

Padre Cícero e Lampião, rei do Cangaço – 4ª Parte

 

Por Terezinha Pereira, 9 de maio de 2009 7:04

Milagre sim, milagre não, no entanto, foram os milagres atribuídos a Padre Cícero que provocaram o início das romarias rumo a Juazeiro, a partir de 1899. Se muitos não acreditavam nos milagres, havia a bondade e a sabedoria do sacerdote que atraíam os romeiros. Padre Cícero olhava para as necessidades espirituais e humanas das pessoas: dava conselhos práticos, arranjava empregos e, principalmente, fazia despertar a solidariedade comunitária entre as pessoas que haviam deixado o quase nada de sua terra para tentar um pouco mais do que isso na região de Juazeiro que, a partir daquela ocasião, passou a ser um “porto seguro” para quem fugia da miséria que dominava o nordeste. E, foi então, que por alguns anos, Deus e o Diabo tiveram seus domínios na terra de muito sol e de quase nenhuma chuva: Padre Cícero, de quem muito já foi dito de santo e Lampião, que em muitos momentos fez a vez do Diabo.
Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, o Rei do Cangaço e seu bando, formado de cerca de 50 pessoas, homens e mulheres, percorreram sete estados da região nordeste durante as décadas de 1920 a 1930, levando sangue, morte e medo à população do sertão. Conta-se que esse grupo tornou-se amigo de coronéis e grandes fazendeiros que lhe forneciam abrigo e alimentos e armas. Há indícios de que até o governo brasileiro daquela época, para lutar contra a Coluna Prestes, marcha de tenentes revoltosos comandados por Luís Carlos Prestes, ofereceu armas e recursos aos cangaceiros liderados por Lampião. Dizem, que os cangaceiros entravam nas cidades, nos lugarejos e nas fazendas cantando. Se alguém do lugar negasse o que eles pediam, eles revidavam: estupravam, matavam, incendiavam, destruíam as lavouras, acabavam com o gado e outros animais. Mas se, ao contrário, atendesse a seu pedido, organizavam festas e davam esmolas e, por causa de suas doações, Lampião era até chamado de “Robin Hood dos pobres”.
Quanto ao relacionamento de Padre Cícero com Lampião há várias versões para a história, ligadas ao famoso encontro dos dois. Uma dessas seria relativa ao fato de o sacerdote haver dado ao cangaceiro patente de “Capitão do Exército”. Alguns contadores de história afirmam que tal proposta teria partido de um aliado político do padre. Outros dizem que, de Padre Cícero Romão Batista, Lampião ganhou mesmo foi um puxão de orelha pela vida desregrada do cangaceiro, que ainda exigiu que ele saísse de Juazeiro e deixasse a vida de cangaço. Outra versão é a que conta que, na época da Coluna de Prestes, Lampião foi convidado a colaborar com o governo por intermédio do Padre Cícero, que lhe ofereceu a patente de capitão. Há também quem diz que o cangaceiro esteve uma vez em Juazeiro, em 1926, a convite de um deputado amigo do padre e não do próprio padre Cícero e que nessa ocasião o sacerdote pediu que Lampião se retirasse e se regenerasse, que ele não o queria em Juazeiro. Entre seus devotos há uma crença de que padre Cícero recebia bandidos, mas para regenerá-los. ”O bandido tinha de trocar a arma pelo rosário”, seria a idéia do padre.
O que é de certo, nesse caso de Deus e Diabo na terra do sol, é que Padre Cícero foi o maior benfeitor e ainda hoje é a figura mais importante do nordeste. Quem fazia previsões de que, após sua morte, o Padim não mais seria lembrado, pode haver se enganado. A cidade de Juazeiro continua se desenvolvendo e a devoção a ele também aumenta. Mesmo não beatificado e nem santo canonizado pela Igreja, Padre Cícero é tido como santo pela imensa quantidade de seus devotos espalhados por todo o Brasil, quiçá pelo mundo. Quanto ao Diabo, esse ainda anda por aí, disfarçado em legisladores, em administradores que costumam trabalhar a seus próprios favores……..


Fonte: http://www.almacarioca.net

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Você já agradeceu hoje as graças recebidas?


“Não podemos cansarmo-nos de admirar, ó Trindade Santa, a fantástica manifestação da vossa infinita Grandeza, da vossa Sabedoria e do vosso Amor!
As nossas pobres inteligências humanas, entregues a si mesmas, jamais poderiam sonhar com tal Redenção. Os nossos corações jamais ousariam acreditar num tal Amor!
Mergulhado no arrebatamento, enlevo e êxtase da vossa luz, eu não me canso de admirar a vossa obra inefável, ó meus Três Bem-Amados!
E, para agradecer, fervorosa e veementemente, uno-me a todos os anjos e santos, mas sobretudo à minha querida e terna Mãe, pois eles vêem e compreendem o que nós não somos capazes de balbuciar.
Ó Jesus, a vós dedico todo o meu agradecimento, todo o meu reconhecimento e amor; pela vossa divina Eucaristia, centro de toda a economia sobrenatural para a qual tudo converge e de onde se derrama e espalha, em fartura, a Vida: uma Vida incessantemente renovada!
Obrigado, também a vós, Virgem Maria, cujo Fiat tão indispensável nos proporcionou estas sublimes realidades!”

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Festa do dia 30 e 31 são canceladas em Porteiras

  
Fonte da Imagem: porteiras.ce.gov.br/site/

A festa do dia 30 e 31 de Maio em Porteiras são canceladas devido à grande chuva que ocorreu no dia 04/05/2011 causando muito estrago e por essa razão a cidade declarou estado de calamidade pública assim não podendo haver festas durante o período de 90 dias. Porteiras vai ter que cortar despesas que servirão de restauração para as áreas, mas atingida pelas chuva. Eventos e comemorações públicas e investimentos em serviços que não estejam no contexto de urgência serão suspensos.
Na tarde de sexta-feira 06 de Maio  foi reservada uma reunião na sede da Prefeitura Municipal para avaliar principais providências que o poder público deverá tomar.